Campanha em Leiria

Libertar Portugal<br>da submissão ao euro

A cam­panha do PCP «Pro­dução, em­prego, so­be­rania. Li­bertar Por­tugal da sub­missão ao Euro» constou, sá­bado, de di­versas ini­ci­a­tivas no dis­trito de Leiria.

Image 22289

O de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu Mi­guel Vi­egas es­teve no dia 25 em Leiria a par­ti­cipar em di­versas ini­ci­a­tivas re­la­ci­o­nadas com a ne­ces­si­dade de li­bertar o País do euro, acom­pa­nhado por Ângelo Alves, da Co­missão Po­lí­tica, Fi­lipe Ro­dri­gues, do Co­mité Cen­tral, e vá­rios ou­tros di­ri­gentes re­gi­o­nais. A co­mi­tiva do PCP passou pelos con­ce­lhos de Pombal, Leiria e Ma­rinha Grande.

Du­rante a manhã, a de­le­gação do Par­tido es­teve no centro da ci­dade de Leiria para uma ronda de con­tactos e reu­niões com co­mer­ci­antes lo­cais. Em des­taque es­ti­veram as ques­tões re­la­ci­o­nadas com a crise no co­mércio tra­di­ci­onal e as me­didas ne­ces­sá­rias para a com­bater. Em se­guida, em Pombal, houve um al­moço com agri­cul­tores desse con­celho e aquela que foi a prin­cipal ini­ci­a­tiva da jor­nada: o de­bate «Li­bertar Por­tugal da sub­missão ao Euro; Re­ne­go­ciar a dí­vida; Con­trolo pú­blico da banca». A mo­de­ração es­teve a cargo de Fer­nando Do­min­gues, da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Leiria do PCP (DORLEI) e res­pon­sável pelo con­celho de Pombal, e as in­ter­ven­ções cen­trais foram de Mi­guel Vi­egas e Ângelo Alves.

Ao final da tarde, a co­mi­tiva di­rigiu-se para a Ma­rinha Grande, onde es­teve reu­nida com a recém-eleita di­recção da Co­o­pe­ra­tiva de Con­sumo «Co­o­povo». Os di­ri­gentes e eleitos co­mu­nistas ti­veram ainda a opor­tu­ni­dade de vi­sitar as ins­ta­la­ções da co­o­pe­ra­tiva e con­tactar com os seus as­so­ci­ados e tra­ba­lha­dores.

Apro­veitar po­ten­ci­a­li­dades

A cam­panha, que de­corre até ao final do pri­meiro se­mestre, le­vará aos vá­rios con­ce­lhos, lo­cais de tra­balho e sec­tores pro­du­tivos do dis­trito de Leiria as pro­postas do PCP para um novo rumo de de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial, re­alça em co­mu­ni­cado a DORLEI. No dis­trito, re­a­lizar-se-ão jor­nadas te­má­ticas, cuja pro­gra­mação será apre­sen­tada em breve.

Para os co­mu­nistas de Leiria, o País tem grandes po­ten­ci­a­li­dades de de­sen­volver o sector da pesca, ou não ti­vesse Por­tugal a maior Zona Eco­nó­mica Ex­clu­siva da Eu­ropa. No dis­trito, onde há im­por­tantes portos de pesca, par­ti­cu­lar­mente em Pe­niche e na Na­zaré, estas po­ten­ci­a­li­dades «con­ti­nuam su­ba­pro­vei­tadas e con­di­ci­o­nadas por de­ci­sões ex­ternas na gestão dos re­cursos e da frota pes­queira na­ci­onal».

Já na agri­cul­tura, as­sume a DORLEI, as con­sequên­cias da in­te­gração de Por­tugal na União Eu­ro­peia fi­caram claras no en­contro com os agri­cul­tores, no­me­a­da­mente por via do es­ma­ga­mento dos preços pagos ao pro­dutor e às im­por­ta­ções cada vez mais vo­lu­mosas de bens ali­men­tares. O PCP de­fende um mo­delo de pro­dução agrí­cola ba­seado na pe­quena e média agri­cul­tura fa­mi­liar, como única forma de ga­rantir uma co­esão so­cial e ter­ri­to­rial, com­ba­tendo a de­ser­ti­fi­cação. A Co­o­povo, acres­centa-se no co­mu­ni­cado, «per­siste em de­mons­trar que são pos­sí­veis mo­delos al­ter­na­tivos de con­sumo», no que pode cons­ti­tuir um exemplo a mul­ti­plicar.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido pronto<br>para todas as batalhas

O co­mício de Lisboa, no pró­ximo sá­bado à tarde, dá início às co­me­mo­ra­ções do 96.º ani­ver­sário do PCP, que de­correm sob o lema «Com os tra­ba­lha­dores e o povo – De­mo­cracia e So­ci­a­lismo».

Combater a precariedade,<br>afirmar os direitos

De Norte a Sul do País, a cam­panha do PCP contra a pre­ca­ri­e­dade con­tribui para o es­cla­re­ci­mento dos tra­ba­lha­dores e para a sua mo­bi­li­zação para a luta.

Comunistas e católicos

«O PCP, os ca­tó­licos e a Igreja» foi o tema de um de­bate re­a­li­zado re­cen­te­mente em Gon­domar, onde se partiu da obra ho­mó­nima de Álvaro Cu­nhal para o ac­tual de­bate sobre a uni­dade.

Tarefa partidária

Em Sesimbra, desde há um ano, todas as quintas-feiras de manhã, com uma persistência inabalável, um conjunto de militantes PCP sai à rua para levar mais longe e dar a conhecer aos trabalhadores e ao povo, a todos, o jornal Avante!, a voz dos que não...

Defender o SNS

No âmbito da campanha em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovida pela Direcção Regional do Alentejo do PCP, realizou-se em Beja uma audição pública que contou com a presença do deputado João Ramos. Entre os problemas mais graves trazidos à...

EP já à venda

A EP, Entrada Permanente, dá acesso aos três dias da Festa do Avante! (que este ano se realiza nos dias 1, 2 e 3 de Setembro) e a todos os espectáculos, debates e outras iniciativas que aí têm lugar, pode ser adquirida desde já nos centros de trabalho do...

O Militante está nas bancas

Está desde hoje disponível a edição de O Militante relativa aos meses de Março e Abril, tendo como tema de capa o 11.º Congresso da JCP, que se realiza em Abril e dá o mote a um artigo de Francisca Goulart, dirigente da JCP e membro do CC,...

«Quem viu morrer Catarina<br>não perdoa a quem matou»

Quem acompanhou o tratamento na imprensa dos 30 anos da morte de Zeca Afonso com certeza se deparou com a capa que o jornal i fez sair para as bancas no dia da efeméride. Em letras garrafais: «O cantor revolucionário que nunca quis ser comunista.» A verdade é que o anticomunismo tem...